SUMÁRIOS


AULA 01 - 14/02/2023

Apresentação da Unidade Curricular e do programa a realizar durante o semestre.

AULA 02 - 28/02/2023

Revisões html para construção do site individual da UC. Sistemas de coordenadas, unidades/escalas, entidades geométricas, visualização. Modelação e edição de sólidos e superfícies (sólidos platónicos) através do uso do programa Autocad.

Utilizaram-se os seguintes comandos:

VPORTS - cria múltiplas viewports no espaço do modelo ou em um layout (espaço do papel);

LAYER - gerencia camadas e suas propriedades;

BOX - inicia uma caixa ao definir as coordenadas do primeiro canto, depois outro canto, o canto oposto e a altura da base da caixa;

COPY - copia objetos em uma distância e direção especificadas;

MIRROR - cria uma cópia espelhada dos objetos selecionados;

CHPROP - altera as propriedades de um objeto;

ARRAYCLASSIC - Cria matrizes usando a caixa de diálogo herdada;

PLINE - cria uma polilinha 2D, um objeto único que é composto de segmentos de linha e arco;

REGION - converte objetos que circundam uma área em um objeto de região 2D;

UCS - define a origem e a orientação do sistema de coordenadas do usuário (UCS) atual;

POLYGON - cria uma polilinha fechada equilátera;

CIRCLE - cria um círculo;

ALIGN - alinha objetos com outros objetos em 2D e 3D.

As imagens GIF abaixo mostram a ordem de construção dos vários elementos 3D, podendo ser descarregados os ficheiros de tais exercícios, sendo que o segundo exercício dos dois sólidos platónicos contém já alguns passos do início da construção do octaedro, a finalizar na aula seguinte.

GIF cubo

AULA 03 - 07/03/2023

Revisões da aula anterior. Consolidação dos sistemas de coordenadas e unidades/escalas. Entidades geométricas. Visualização, modelação e edição de sólidos e superfícies (sólidos platónicos), através do uso do programa Autocad (continuação).

Utilizaram-se, para além de comandos da aula anterior:

3DORBIT - Move em torno de um alvo. Quando o alvo da vista permanecer estacionário enquanto estiver no local da câmera ou ponto de vista, se moverá ao redor do alvo. O ponto alvo é exibido temporariamente como uma esfera pequena e escura. O método utilizado para localizar o ponto alvo é determinado pela variável de sistema ORBITAUTOTARGET;

LINE -Cria uma série de segmentos de linha contíguos. Cada segmento é um objeto de linha que pode ser separadamente editado;

XLINE -Cria uma linha de construção de comprimento infinito;

OFFSET -Desloca um objeto a uma distância especificada ou através de um ponto e cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas;

SPHERE -Cria uma esfera especificando um ponto central e um ponto no raio;

GROUP -Cria uma combinação de vários objetos feitos para agir como um único objeto. Por norma, selecionar um objeto num grupo faz com que o grupo inteiro seja selecionado e os grupos são salvos com o desenho;

SUBSTRACT -cria como um novo objeto subtraindo uma região sobreposta ou um sólido 3D de outro.

As imagens GIF abaixo mostram a ordem de construção dos vários elementos 3D, podendo ser descarregados os ficheiros de tais exercícios, sendo que o terceiro exercício se encontra ainda incompleto, pretendendo-se finalizar na aula seguinte.

GIF octaedro
GIF dodecaedro

AULA 04 - 14/03/2023

Modelação e edição de sólidos e superfícies (sólidos platónicos - revisões). Sólidos primários. Operações booleanas, através do uso do Autocad.

Utilizaram-se os novos comandos:

FILLET - Arredonda as bordas de dois objetos 2D;

CONE - Cria um cone sólido 3D;

COLOR - Define a cor de novos objetos;

SECTION - Usa a interseção de um plano com sólidos, superfícies ou malhas 3D para criar um objeto de região 2D e cria um objeto de região que representa uma seção transversal 2D de objetos 3D, incluindo sólidos, superfícies e malhas 3D;

PLAN - Exibe uma exibição ortográfica do plano XY de um sistema de coordenadas de usuário especificado;

PTYPE - Especifica o estilo de exibição e o tamanho de objetos de ponto;

POINT - Cria um objeto de ponto;

EXTEND - Estende os objetos para encontrar com as arestas de outros objetos;

SPLINE - Cria uma curva suave que passa através ou perto de um conjunto de pontos de ajuste ou que é definida pelos vértices em um quadro de controle;

TRIM - Apara objetos para atender às bordas de outros objetos;

REVOLVE - Cria um sólido ou superfície 3D varrendo um objeto em torno de um eixo.

As imagens GIF abaixo mostram a ordem de construção dos vários elementos 3D, podendo ser descarregados os ficheiros de tais exercícios, sendo que o terceiro exercício apresenta duas versões- uma feita durante a aula, e outra corrigida posteriormente.

AULA 05 - 28/03/2023

Modelação e edição de sólidos e superfícies e sólidos primários. Operações booleanas através do uso do AutoCAD. Escolha do pormenor construtivo do trabalho final.

Utilizaram-se os novos comandos:

HELIX - Cria uma espiral 2D ou mola 3D;

SWEEP - Cria um sólido 3D ou uma superfície 3D varrendo um objeto ou subobjeto 2D ao longo de um caminho aberto ou fechado;

CYLINDER - Cria um cilindro sólido 3D;

LOFT - Cria um sólido ou superfície 3D no espaço entre várias seções transversais;

DRAWORDER - Altera a ordem de desenho de imagens e outros objetos;

SLICE - Cria novos sólidos e superfícies 3D cortando ou dividindo objetos existentes;

EXTRUDE - Cria um sólido 3D por extrusão.

As imagens GIF abaixo mostram a ordem de construção dos vários elementos 3D, podendo ser descarregados os ficheiros de tais exercícios.

AULA 06 - 11/04/2023

Modelação e edição de sólidos e superfícies,sólidos primários e operações booleanas através do uso do Autocad (conclusão).

Utilizaram-se os novos comandos:

VPOINT - define a direção de visualização para uma visualização 3D do desenho;

SURFTAB 1 e SURFTAB 2- define o número de tabulações a serem geradas para os comandos RULESURF e TABSURF;

REVSURF - cria uma malha girando um perfil sobre um eixo;

SMOOTHMESHCONVERT - define se os objetos de malha que são convertidos em sólidos ou superfícies 3D são suavizados ou facetados e se as suas faces são compostas;

CONVTOSURFACE - converte objetos em superfícies 3D;

DIST - mede a distância e o ângulo entre dois pontos.;

SCALE - amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as proporções do objeto iguais após o dimensionamento;

As imagens GIF abaixo mostram a ordem de construção dos vários elementos 3D, podendo ser descarregados os ficheiros de tais exercícios.

AULA 07 - 18/04/2023

Entrega e discussão do modelo do pormenor construtivo. Introdução ao 3d Studio Max, utilizando o programa para criação e edição de formas.

A imagem GIF abaixo mostra a ordem de construção do elemento 3D no exercício anterior ainda através do AutoCAD, podendo ser descarregado o respetivo ficheiro.

O vídeo abaixo mostra o resultado final do exercício, podendo ser descarregado o ficheiro de tal exercício, e a imagem GIF mostra a sua ordem de construção.

AULA 08 - 25/04/2023

Revisão do último exercício realizado com o 3D Studio Max- noção de cenário, modelação de formas simples e introdução à aplicação de materiais através do uso do programa.

A imagem abaixo mostra a modelação do elemento 3D do exercício, podendo ser descarregados os respetivos ficheiros, e a imagem GIF mostra a sua ordem de construção.

imagem sólido com luz

AULA 09 - 02/05/2023

Revisões e resolução do exercício do cenário de um bar realizado através do uso do 3D Studio Max. Edição de sólidos, aplicação de materiais e iluminação.

AULA 10 - 09/05/2023

Conclusão do exercício do cenário de um bar realizado através do uso do 3D Studio Max. Edição de sólidos, aplicação de materiais, iluminação, animação e edição de vídeo.

O vídeo mostra a modelação do elemento 3D do exercício, podendo ser descarregados os respetivos ficheiros, e a imagem GIF mostra a sua ordem de construção.

AULA 11 - 16/05/2023

Exercício de animação através do uso o 3D Studio Max. Introdução à fabricação digital e à programação.

Utilizaram-se os novos comandos:

PURGE - remove os chamados objetos não usados do desenho;

SWEEP - cria uma superfície sólida ou 3D, varrendo um objeto ou subobjeto 2D ao longo de um caminho aberto ou fechado;

APPLOAD - carrega e descarrega aplicativos e define quais aplicativos carregar na inicialização.

O vídeo abaixo mostra a modelação do elemento 3D do exercício, podendo ser descarregados os respetivos ficheiros, e a imagem GIF mostra a sua ordem de construção.

Foi realizado também um exercício de preparação de ficheiro para produção de modelo tridimensional físico a partir do pormenor escolhido para o trabalho final da Unidade Curricular. Pode ser descarregado abaixo os ficheiros em max e stl usado para tal.

Por fim, foi introduzida uma macro AutoLisp fornecida pelo professor, no AutoCAD. Abaixo podem ser descarregados est ficheiro (dwg) e o código LSP, e encontra-se também a imagem GIF que mostra a sua ordem de construção.

AULA 12 - 23/05/2023

Entrega do trabalho final. Exercício de avaliação.

O vídeo abaixo mostra a modelação do elemento 3D do exercício de avaliação, podendo ser descarregados os respetivos ficheiros.





Docente - Eugénio Coimbra

ines.feiteira@fa.ulisboa.pt